Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

terça-feira, 16 de junho de 2015


ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

Juro que a história que vou contar é verdadeira e passou-se comigo. Aliás, não teria o mínimo interesse se fosse ficção.  

Em tempos eu tinha por vizinhos um casal na casa dos 70 e tal anos, que entrou numa fase de quezílias permanentes. A senhora andava de rastos e ao mínimo pretexto desatava a chorar, queixando-se amargamente e sem falsos pudores dos maus tratos que o marido passou a infligir-lhe, infernizando-lhe a vida.

Por vicissitudes várias tive de alterar a minha morada e deixei de ter contacto com o referido casal. Meses depois, num dia soalheiro, voltando a passar perto da minha antiga habitação, encontrei a referida senhora a passear o marido, agora numa cadeira de rodas. Ele fixou-me com olhar hirto e distante, não manifestando o mínimo sinal de me ter reconhecido. Perguntei o que tinha acontecido, ao que ela me respondeu que o marido tinha sofrido um AVC e teve uma rápida investida de Alzheimer, que o atirou para aquele estado.

Estranhei o ar feliz da senhora, que andava toda sorridente a passear o marido, sem qualquer sinal de agastamento ou cansaço. Fiz-lho notar, ao que ela me respondeu de forma desconcertante: “sabe, é que ele agora já não ralha comigo nem me bate”.

E esta, hem!

 

1 comentário:

  1. No seio do Grupo 5.com(e) já tinhas contado esta história que me faz lembrar o provérbio: "Há males que vêm por bem" e o seguinte pensamento: "Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas tão “maravilhosas” (para a esposa é mesmo sem aspas) que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo."
    Um abraço

    ResponderEliminar