Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

quinta-feira, 5 de março de 2015


A MISTIFICAÇÃO DO SUCESSO

“Passos Coelho liderou uma austeridade brutal, superou a birra de Portas, a demissão de Gaspar, a manha de Relvas, o fiasco de Crato; cortou salários, pensões, serviços na saúde – e em vez de guia de marcha tem um boletim eleitoral no bolso.

O que impressiona é a mistificação do sucesso estar a pegar. O programa do governo, ditado pela troika, fracassou. Nas metas, claro, mas sobretudo como modelo de reconstrução da economia e de abertura da sociedade. O modelo económico passava por reformas estruturais que criassem concorrência e descessem os custos do trabalho, para atrair investimento estrangeiro em indústrias exportadoras; a poupança das famílias conteria a dívida pública e os excedentes orçamentais colocariam fim ao descontrolo das contas do Estado. Mais tarde, os impostos desceriam. A economia cresceria 3% a 4% ao ano. O Nirvana.

Nada disso: a economia cresce pouco e, esgotada a subida das exportações, é de novo o consumo interno a puxar pela economia. Estamos a importar automóveis alemães outra vez como se fossemos doidos, a gastar parte do que poupamos, temos a dívida externa no topo, a dívida pública a subir, o défice orçamental ainda acima dos 3%. O governo não acabou com rendas excessivas: vendeu-as a estrangeiros.

As reformas estruturais são uma farsa: a do Estado, a da Segurança Social, até a das leis laborais. O que se fez foi cortar custos do trabalho, desequilibrando apoios sociais.

O problema é e sempre foi político mais do que financeiro”

 

O articulista conclui que O PS não sabe crescer

 

Pedro Santos Guerreiro – Expresso de 28 de Fevereiro 2015

 

Sem comentários:

Enviar um comentário