Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

sábado, 29 de março de 2014


Alguém acredita mesmo?


 

Um conhecido empresário afirmou recentemente que a produtividade dos alemães é 3 ou 4 vezes a produtividade dos portugueses. O que efetivamente está a dizer é que o nosso trabalho rende pouco, talvez por sermos “malandros”.

Afirmações deste tipo são recorrentes e, sem nada ajudarem a resolver, só servem para amesquinhar o orgulho dos portugueses e para gerarem um sentimento (contido) de revolta.

Naturalmente importava saber se a afirmação tem alguma sombra de verdade ou se é apenas uma tentativa de justificar o baixo nível dos nossos salários.

Em que é que se baseiam determinadas sumidades para afirmar que a produtividade dos alemães é 3 ou 4 vezes a nossa?

Até podemos dar de barato que os alemães possam ser mais produtivos, mais organizados e mais espartanos que nós. Mas serem 3 ou 4 vezes mais produtivos? Já repararam na enormidade?

Será que um trolha alemão assenta em cada hora 4 vezes mais ladrilhos que um trolha português? Será que um recepcionista de hotel atende 4 clientes ao mesmo tempo? Será que uma empregada de limpeza faz numa hora 4 vezes mais camas que uma portuguesa? Será que um professor dá aulas a turmas de 100 alunos? Será que um motorista conduz 4 camiões ao mesmo tempo, ou faz uma viagem entre 2 cidades num quarto do tempo do português? Será que de uma linha de montagem de automóveis na Alemanha saem 4 vezes mais carros que da Auto-Europa? Será que uma alemã, empregada de caixa de um supermercado, regista os artigos 4 vezes mais depressa que uma portuguesa? Ou, num registo ainda mais irónico, uma equipa de futebol alemã entrará em campo apenas com 4 jogadores? O tempo de gestação de uma mulher alemã será apenas de 3 meses? Ou será que um alemão trabalha 30 horas por dia, 600 dias por ano? Acredito mais que sejam alguns empresários que estão a exigir estas performances aos seus subordinados para, finalmente, termos a mesma produtividade dos alemães.

Os números que toda a gente conhece e que são indesmentíveis é que os alemães ganham 3 a 4 vezes o que ganham os portugueses. E também não é raro encontrar-se um parafuso produzido na Alemanha (ou vendido por alemães) a um preço n vezes superior ao preço de um parafuso idêntico produzido e/ou vendido por portugueses.

Se alguém tiver números para provar que a produtividade dos alemães é tão maior que a nossa, eu gostava de os conhecer. Mas, até agora e em relação a este tema, só tenho ouvido “bitaites” de quem fala de barriga cheia.

De facto o nosso exército é completamente inútil, pois com patriotas destes não precisamos de inimigos externos.

4 comentários:

  1. Os trabalhadores portugueses trabalham em média 20% mais horas que os alemães mas a produtividade é metada. Porquê? Algumas pistas aqui:

    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/03/antes-galp-sines-dow-chemical-estarreja.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo
      Fico contente ao constatar o teu interesse por este tema.
      É uma matéria que acho interessante, pelo que vou tratar o assunto numa das próximas mensagens.

      Eliminar
    2. Claro que tenho interesse no tema. Como não ter? A nossa vida depende disto. Acompanho-o há muito tempo. Para entendê-lo tem que se ultrapassar esta questão do trabalho por hora dos trabalhadores. O problema da produtividade protuguesa está num nível muito superior ao do trabalhador.

      Eliminar
  2. Tenta-se passar este tipo de informações de que os portugueses são uns "malandros", o que não passa de uma treta. Não é por acaso que os portugueses são considerados como excelentes profissionais e trabalhadores noutros países-

    ResponderEliminar