Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

quinta-feira, 20 de março de 2014


SES

 

Se aquela bola tivesse entrado na baliza…

Se não tivéssemos cá a Troika…

Se fossemos governados por A em vez do B…

Se tivéssemos optado por um emprego na empresa X em vez da Y…

 

Há quem desvalorize completamente estes ses e diga que não adianta nada colocar as questões neste registo. Com o devido respeito perante quem assim pensa, eu discordo completamente.

É verdade que os ses não alteram rigorosamente nada em relação ao passado. Mas estes ses levam-nos a avaliar o passado de forma mais crítica e rigorosa. E são muitos ses alternativos que nos permitem projetar o futuro de forma mais consistente.

Os ses não servem de desculpa para os erros, nem são panaceia para quem queira alterar o passado. Mas obrigam-nos a refletir e a retirar as devidas ilações do que se fez de errado.

Os ses  colocados de forma correta e no momento certo são uma metodologia adequada para analisar, planear, prever, testar, antecipar cenários e ajudar-nos a definir um rumo que devemos seguir mais ajustado aos objetivos que almejamos.

Quanto mais ses equacionarmos mais seguro será o caminho que vamos trilhar.

 


FRASES E PENSAMENTOS 


Henry Ford dizia que se podiam comprar carros de qualquer cor… desde que fossem pretos.

 

Angela Merkl não ousa dizê-lo, mas não precisa sequer de o explicitar:

”Podem fazer o que quiserem … desde que façam o que eu mandar.”

1 comentário:

  1. Os “ses” aqui aplicados nestes teus exemplos constituem, alguns deles, conjunções condicionais. Em outros exemplos já são conjunções causais. Mas o "se" também serve para brincarmos um bocadinho e "aligeirarmos" as nossas conversas mais sérias. Queres um exemplo? Então aqui fica: Se a minha avó (…) fosse um homem então seria meu avô! :-) Tu sabes que podemos dizer isto de outra maneira eh eh eh

    ResponderEliminar