Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

quinta-feira, 10 de julho de 2014


“O ANTIFRÁGIL” – reflexões sobre o capitalismo

“Há hoje uma classe capitalista que se comporta como verdadeiros sovietes e que aprende isso nas universidades.

O capitalismo foi construído com base em pessoas, podemos até dizer heróis, que gostavam do risco, produtores de riqueza e bem-estar também para a sociedade, que defendiam e promoviam a meritocracia e o valor do trabalho. Hoje esses heróis chamam-se burocratas, banqueiros, amigos das pessoas influentes, académicos frágeis e que não prestam contas a ninguém.

O trabalho está a perder valor porque o risco, a produção, a capacidade de liderar custa mais que o capital parado, porque os herdeiros dos antigos acumulam mais riqueza se não fizerem nada. Isto é, caminhamos até para a negação do capitalismo.”

Comentários/transcrições de Jorge Marques ao fazer a análise do livro “Antifrágil” de Nassim N. Taleb.

Sem comentários:

Enviar um comentário