Texto

Mistura de pensamentos, reflexões, sentimentos; um risco, assumido; uma provocação, em tom de desafio, para que outros desçam ao terreiro; um desabafo, às vezes com revolta à mistura; opiniões, sempre subjectivas, mas normalmente baseadas no estudo, ou na experiência ou na reflexão. Sem temas tabu, sem agressividades inúteis, mas sem contenção, nem receios de ser mal interpretado. Espaço de partilha, que enriquece mais quem dá que quem recebe.

quarta-feira, 18 de junho de 2014


Adivinhe quem foi que disse

Mais vale viver numa monarquia como a sueca do que numa república como a síria – Javier Cercas, espanhol, republicano e de esquerda.

O teu alimento é o teu medicamento – Hipócrates (século IV AC)

Teria sido tudo em vão? Que fim lamentável – comandante de uma companhia alemã depois de perdida uma batalha em 16 de Outubro de 1918 (perto do fim da I guerra mundial)

Todos os alemães devem entender que se não continuamos a lutar baixaremos ao nível de escravos dos nossos inimigos – grande-almirante Tirpitz (alemão) na véspera do armistício.

Não é a geografia, as pessoas ou a cultura de uma região que determinam o seu sucesso. O que justifica que alguns países sejam ricos apenas a metros de distância de outros que se tornaram pobres é o facto de os primeiros favorecerem instituições inclusivas e os segundos desenvolverem instituições extrativas, geradas por elites que usam o poder para extrair a riqueza da sociedade à custa dos outros – tese do livro “Porque falham as nações” de Daron Acemoglu, professor do MIT que venceu o prémio para o melhor economista com menos de 40 anos.

Não é verdade que o Tribunal Constitucional não aceite a redução de salários da função pública. O que desta vez fundamentou a recusa do Tribunal relaciona-se com os baixos níveis de rendimentos abrangidos pelos cortes propostos. De resto esta mesma questão já tinha sido levantada pelos deputados, nomeadamente da maioria, aquando da discussão do orçamento na Assembleia da República – Manuela Ferreira Leite – Expresso de 7 de Junho de 2014.

Agradeço ao meu país que me deu todas as condições para aqui chegar integrando uma geração de cientistas que beneficiaram de condições únicas para perseguirem uma carreira internacional na ciência. O pior … é quando as palavras aplicação ou áreas de interesse prioritário condicionam a aprovação de projetos. Isto é asfixiar a criatividade e estrangular o génio, é matar a ciência. Apenas apostas em políticas públicas consistentes no tempo dão resultados – cientista Maria Manuela Mota, diretora-executiva do Instituto de Medicina Molecular, prémio Pessoa 2013

A uma pessoa rica não se pergunta quanto ganha, mas quanto paga de impostos – António Pinto Leite

“É uma civilização (a europeia) em que tudo é debate. Até Deus é discutível. Nas outras civilizações Deus é a resposta. Para nós Deus é a questão. Essa é a grande diferença – Eduardo Lourenço

Se pensássemos a sério durante dois minutos no estado em que vive a maioria dos povos, por exemplo em África, devíamos ter vergonha das nossas choradeiras intermináveis – Eduardo Lourenço

 

Sem comentários:

Enviar um comentário